sábado, 1 de junho de 2013

Fazendo o Enxoval e Parto Normal ou Cesárea, eis a questão



"Depois de completar os 3 meses de gravidez e descobrir o sexo do baby (o meu é um menino!), é hora de começar a pensar no enxoval. Esse é um momento de-li-ci-o-so, mas trabalhoso também. Não é fácil montar um guarda-roupa inteiro de uma hora para outra.
A primeira coisa que eu fiz foi conversar bastante com minhas amigas e cunhadas que já têm filhos, e a partir da época prevista para o nascimento, comecei a pensar nas roupinhas. Como meu filho vai nascer no inverno, as primeiras roupas dele devem ser mais quentinhas e as de seis a nove meses, mais fresquinhas.
Muitas mamães superorganizadas costumam fazer listas completas do que vão precisar na primeira fase da vida do bebê, e várias destas listas circulam por e-mail. Aproveitei para pedir para algumas amigas as listas que elas tinham usado e isso me ajudou a ter uma noção. Mas se você der uma busca na internet, consegue achar bastante coisa! Há sites especializados em maternidade que prepararam listas também.
Fazer o enxoval para um bebê não é nada barato... Muuuito pelo contrário. Roupinhas, toalhas, roupa de cama, cobertores e outros acessórios de boa qualidade para bebês custam bem caro no Brasil, e é por isso que muitos casais resolvem viajar para os Estados Unidos para montar o enxoval do recém-nascido. Muita gente acaba fazendo o guarda-roupa para o filho até 1 ou 2 anos de vida. Realmente não dá para comparar os preços lá de fora com os daqui.
Como eu já tinha programado minhas férias (antes de engravidar) para a Bahia, resolvi manter o projeto e ir para a praia. Já contei em um post anterior que enjoei demais nos primeiros meses de gestação e estava realmente precisando descansar e curtir o mar.
Não viajamos para o exterior, mas dei sorte e aproveitei que meu marido tinha feito uma viagem para fora e fiz o básico do enxoval pela internet. Escolhi algumas marcas famosas e comprei um pouco de tudo: bodies, tip-tops, calças, shortinhos, camisetas, meias, mamadeiras, chupetas e uns brinquedinhos para a primeira fase de vida dele. Até o carrinho de bebê eu comprei pela internet! Claro, li e ouvi muitas opiniões antes de escolher as coisas, mas foi bem mais prático para mim.
Sei que nem todo mundo vai ter a mesma oportunidade. Então minha sugestão é que você comece a comprar as coisas com alguma antecedência para conseguir organizar as contas. Outra coisa, se você tiver pessoas da família ou amigas que já tiveram filhos, veja se elas podem doar roupinhas que não foram tão usadas, roupas para grávidas, e de repente, até berço e cômoda para o quartinho dele ou dela. Eu tenho aceitado bastante ajuda das pessoas mais próximas. Essa é uma fase cara e nem todo mundo consegue arcar com tantos custos. Os preços no Brasil estão fora da realidade!
Ser mãe é curtir cada momento do filhote antes mesmo do nascimento."
Até a próxima! Grace

Parto normal ou cesárea, eis a questão


 
Parto normal ou cesárea? (Foto: Thinkstock)

 "Já vou começar reiterando que não sou médica e tudo que quero compartilhar neste post são dúvidas e curiosidades normais de uma mulher que passará pelo primeiro parto em breve. Como já entrei no terceiro trimestre e o momento de dar à luz se aproxima, venho me envolvendo mais e mais com o tema: parto normal ou cesariana, o que seria melhor?
Desde o início da gestação venho conversando com a minha obstetra sobre o assunto, claro. Já disse para ela que a minha primeira opção é o parto normal, simplesmente porque me parece mais natural, já que o corpo e organismo das mulheres estão preparados para este momento. Mas sei que essa escolha não vai depender só de mim.
Uma infinidade de fatores pode interferir na hora H. As condições de saúde da mãe e do bebê em primeiro lugar; ambos precisam estar bem. A mulher precisa ter contrações ritmadas, uma condição óssea adequada e dilatação suficiente para a passagem do feto, e também ele precisa estar encaixado de cabeça para baixo e deve pesar entre 2,5 e 3,5 quilos.
Já li muito sobre os benefícios do parto normal e sei que a recuperação é muito melhor do que a de uma cesárea, que nada mais é do que uma cirurgia. Mas a medicina tem avançado justamente para dar uma mãozinha nos casos mais complicados, quando algo na natureza dá errado e sem essa ajuda da modernidade, provavelmente bebê e às vezes até a mãe não teriam chance de sobreviver ao parto pela via baixa."

http://br.mulher.yahoo.com/blogs/mamae-eu-quero/parto-normal-ou-cesárea-eis-questão-202120709.html