quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Brincar ao ar livre faz bem à saúde!

Por | Mãe de Salto Alto – ter, 25 de fev de 2014 09:40 BRT


Brincadeiras ao ar livre fazem bem até para a visãoOi, queridas e queridos!
Adoro contar pra todo mundo que, quando era pequena, minha mãe só deixava a gente (eu e meu irmão) vermos TV durante o dia se estivesse chovendo. Ela dizia: "vão no quintal tomar sol, correr, brincar de qualquer coisa. Nada de ficarem sentados no sofá". Nunca reclamei. Até porque, morávamos em Valinhos (interior de SP), uma cidade quase sempre quente. Amava ficar no sol, brincar com água e passear com meus cachorros na rua. Gostava tanto que faço o mesmo com minhas filhas hoje: faço de tudo para que brinquem ao ar livre. Pois uma pesquisa inglesa revela: eu e minha mãe estamos certíssimas! Brincadeiras ao ar livre fazem bem até para a visão!

O estudo foi feito pela Universidade Cardiff, da Inglaterra, e mostra que quanto mais tempo as crianças brincam ao ar livre, menor a chance de desenvolverem miopia! Eu explico. Quando a criança está fora de casa, brincando, ela exercita de forma espontânea a visão. Olha para perto e para longe (distâcias maiores de 5 metros), evitando assim danos ao globo ocular. Resultado desse 'exercício' é a amplitude da visão.

Muito bem, da próxima vez que seu filho estiver deitado no sofá vendo TV ou jogando vídeo-game tente atraí-lo pra uma atividade fora de casa. Pode ser brincar de amarelinha, andar de bicicleta, jogar bola, não importa. O que importa é exercitar corpo, mente e… olhos!!!
Beijos
Pati