domingo, 22 de setembro de 2013

Encarando de frente

Como os pais podem e devem lidar com o namoro dos filhos?    

Como os pais podem e devem lidar com o namoro dos filhos?

Por que o pai geralmente sente mais ciúmes da filha namorando? - 3É importante os pais explicarem as diferenças sobre o 'ficar' e namorar aos filhos? - 5Quais as atitudes devem ter ao descobrirem um namoro escondido dos filhos? - 6Que dicas você daria para os pais abraçarem a ideia do namoro dos filhos? - 9

Pai e mãe descobrem que os filhos começaram a namorar. E agora? Como eles podem se posicionar sobre o namoro dos filhos sem parecerem chatos ou autoritários? Psicólogos opinam sobre o tema, confira! Veja a galeria de fotos
Por MADSON MORAES
Pai e mãe descobrem que os filhos começaram a namorar. E agora? Como eles devem lidar com o namoro dos filhos? Qual a melhor forma de se posicionar sobre o namoro sem parecerem chatos ou autoritários? É importante explicar as diferenças sobre 'ficar' e namorar? Para Caio Feijó, Mestre em Psicologia da Infância e da Adolescência e autor de livros sobre o tema como "Pais competentes, filhos brilhantes", "Preparando alunos para a vida" e "Os 10 erros que os pais cometem", o comportamento dos pais estará diretamente associado a sua segurança quanto à qualidade da educação dada.
A psicóloga infantil e adolescente Renata P. Yamasaki, psicopedagoga com especialização em orientação familiar e orientação de pais, ressalta que essa ausência da comunicação ou de diálogo entre pais e filhos traz dificuldades para os jovens exporem seus sentimentos, problemas e necessidades. "Os jovens necessitam encontrar um espaço onde eles possam ser ouvidos, acolhidos e entendidos durante a 'fase' da adolescência, estabelecendo-se assim uma relação de confiança mútua. Principalmente hoje em que estamos numa sociedade individualista e egocêntrica", opina Renata.
Na avaliação da psicóloga clínica e psicoterapeuta Triana Portal, que atende adultos e crianças em seu consultório há 15 anos, os pais devem agir sim com naturalidade diante ao aceitar o namoro dos filhos, mas sem abrir mão da atenção. "Essa aceitação deve estar dentro dos parâmetros convencionados de idade, maturidade e limites dialogados entre pais e filhos. É importante conversar sobre implicações, consequências e valores", defende Triana.
Como os pais podem se posicionar sobre o namoro dos filhos sem parecerem chatos ou autoritários? - 4
Quando os pais devem tomar a atitude de proibir um namoro? - 7
E qual pai ou mãe não fica temeroso ao saber de supetão do namoro do filho ou filha? As perguntas nesse cenário são muitas. Há idade ideal para nossos filhos começarem a namorar? Em que cenários devemos ser enérgicos ao proibir determinado namoro que não consideramos saudáveis a eles? Que atitudes devemos ter ao descobrirem um namoro escondido dos filhos? Pedimos, então, aos psicólogos para responderem essas e outras questões que envolvem o tema.